Metalúrgica Ambiental - Metalúrgica Ambiental SA

Metalúrgica Ambiental - Rio Negrinho - SC

Ciclones e Multiciclones

CICLONES

OS ciclones são equipamentos de controle de poluição, também conhecidos como coletores centrífugos, cujo mecanismo de funcionamento se baseia na atuação da força centrífuga sobre as partículas de contaminantes.


FUNCIONAMENTO DOS CICLONES

O escoamento do ar contendo os contaminantes, ao entrar tangencialmente pela parte superior do corpo cilíndrico do ciclone é forçado a mudar de direção, adquirindo um movimento espiralado descendente pela parte mais externa do corpo e da seção cônica. Este movimento espiralado induz sobre as partículas de contaminantes a força centrifuga acima mencionada, fazendo desta forma com que as mesmas se dirijam contra as paredes do coletor. Ao se chocarem com as paredes o material contaminante se separa do fluxo de ar, sendo então recolhidas pela força gravitacional na boca cônica de saída inferior do ciclone. O ar de transporte segue o movimento por uma aspiral ascendente, saindo por uma extremidade na parte superior conhecida por suspiro de saída.

MULTICICLONES

São associações de ciclones em paralelo o que permite uma redução nas dimensões de cada ciclone. Isto representa um menor custo de fabricação e implantação. O seu funcionamento é basicamente igual ao dos ciclones


 

 


Voltar
Metalúrgica Ambiental - Detalhamento de Produtos e Serviços
Thats all Fokls